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05
11
2014

É melhor perder peso ou emagrecer?

Um erro muito comum e que acontece com certa frequência independente se pratica atividade física ou não, é achar que perder peso é a mesma coisa que emagrecer e por isso, usam, abusam e tiram conclusões não verdadeiras da pobre “balança”.

Talvez até você mesmo já tenha passado por essa flutuação de humor, decorrente de confundir e generalizar o resultado da balança, com a sua condição momentânea. E esse fato pode ser influenciado por diversos fatores como por exemplo: alimentação, retenção líquida, órgãos, massa magra e não apenas a quantidade de gordura.

Mas agora para ficar bem claro, vou desvendar de uma vez por todas a diferença entre PERDER PESO e EMAGRECER !

PERDER PESO: é a perda de uma massa global do corpo, a qual junta vários tecidos, como os músculos, tecido adiposo, líquidos, minerais, entre outras coisas, ou seja, não se sabe realmente o que você está perdendo (músculo, água, gordura) e pode ser avaliado em qualquer tipo de balança. Nesse caso, percebemos os resultados com mais rapidez no curto prazo mas que no longo prazo não é saudável e nem sustentável com um possível reganho do peso que perdeu (efeito sanfona) .

EMAGRECER: já é algo mais específico, tem relação direta com diminuir o % de gordura e só pode ser medido através de uma avaliação de composição corporal (ex: dobras cutâneas, bioimpedância, pesagem hidrostática…). Nesse caso, os resultados são mais lento quando nos referimos a perda de peso mas muito mais saudável e duradouro já que estamos diminuindo a gordura e uma possível manutenção ou aumento da massa magra (dependendo se você pratica alguma atividade, principalmente com pesos).

Já que estamos falando tanto sobre peso, músculo e gordura, você sabia que músculo e gordura tem o mesmo peso? Pois é… a única diferença é que a gordura ocupa um volume (espaço) no nosso corpo muito maior que a massa magra. Portanto, se você segue uma alimentação saudável e pratica alguma atividade física principalmente com pesos (ex: musculação) o seu peso na balança pode não reduzir ou muitas vezes pode até aumentar, mas é justamente devido ao manutenção ou ganhos de músculos.

Nesse caso você pode se encontrar nas seguintes situações:

  1. Perder peso e emagrecer;
  2. Manter o peso e emagrecer;
  3. Aumentar o peso e emagrecer;
  4. Perder peso e engordar;

Nessa última opção está o resultado menos positivo, onde o peso perdido vem seguido da redução da massa magra que tem como consequências a redução do metabolismo e favorecendo o acúmulo de gordura.

Pronto, agora que você já sabe a diferença e percebeu que ao subir na balança só reproduz se você está mais leve ou pesado, paramento totalmente equivocado para identificar se está mais gordo ou magro.

Resumindo então, o que você realmente deseja é emagrecer, e para que seja de forma saudável e duradoura, você primeiro deve melhorar seus hábitos alimentares (uma consulta com nutricionista) e fazer exercício físico de preferência musculação, já que é uma atividade que proporciona o aumento da massa magra -> mais gasto calórico -> metabolismo mais acelerado até em repouso -> emagrecimento.